Contabe - Contabilidade


Atualização da tabela do IR está em estudo, mas não há prazo

Fonte: O Globo
15/05/2019
Imposto de Renda

O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse nesta terça-feira que o Ministério da Economia vai realizar estudos para "comprovar" ao presidente Jair Bolsonaro a possibilidade de atualizar a tabela do Imposto de Renda (IR) com base na inflação, como ele anunciou no último domingo. Segundo Rêgo Barros, não há prazo para que a eventual mudança seja divulgada.

Questionado se o presidente mantém a intenção de fazer os ajustes, o porta-voz afirmou que não falou com ele sobre o assunto e informou que o assunto continuará sendo discutido entre Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, para saber "quais são as verdadeiras e naturais oportunidades para que isso se realize".

- Não há uma data já aprazada para que este fato seja divulgado e que vocês possam usar nos seus trabalhos - declarou, acrescentando que "gostaria de reforçar" que no dia anterior o presidente havia conversado com Guedes sobre esse tema. 

- E, a partir desta conversa, estudos estarão a ser desencadeados lá no Ministério da Economia para comprovar perante o nosso presidente a possibilidade de adaptar, ou melhor, atualizar a tabela com a inflação no ano de 2019. Os detalhes técnicos precisarão ser, como é natural numa área tão sensível, estudados com profundidade para que não haja um impacto que venha a dificultar a nossa retomada de crescimento - declarou o porta-voz.