Contabe - Contabilidade


5 dicas para que a gestão financeira não seja um obstáculo

Fonte: Empreendedor
23/05/2019
Gestão

A gestão financeira é um dos maiores segredos para o sucesso da empresa. Saber administrar o dinheiro que passa por sua empresa, fazer um plano de ações e de como o dinheiro vai ser investido é essencial para qualquer tamanho e ramo de empreendimento.

Preocupar-se com a saúde financeira da sua empresa é ainda mais importante no começo de sua história. São muitas coisas para se pensar, mas existem algumas dicas para que seja tudo mais prático e descomplicado desde o início.

1. Não misturar dinheiro seu com o da empresa

Um dos maiores erros de empreendedores no começo da carreira é não saber separar o dinheiro do caixa da empresa com o pessoal. Para facilitar essa distinção, o primeiro passo, a partir do momento que tem o seu CNPJ, é abrir uma conta em nome de pessoa jurídica. Use o cartão da conta PJ para os gastos da empresa, sem misturar com a sua conta pessoal. Dessa forma, é mais fácil saber o fluxo de caixa da empresa, e até mesmo fazer integração com ferramentas de gestão.

2. Registre todos os gastos e ganhos

É muito importante registrar todos os gastos com a empresa – desde uma caneta para o novo escritório – e todos os ganhos também. Para facilitar a conta dos gastos e ganhos, há softwares de gestão financeira que automatizam e substituem as planilhas imensas. As ferramentas que integram diretamente com sua conta no banco são ainda mais indicadas, pois economizam tempo, e te fazem não esquecer de nada.

Mas ainda assim, se comprou algo com dinheiro, por exemplo, o maior segredo para manter as finanças controladas é anotar o gasto logo na hora da compra. Por isso, a mobilidade é essencial – nos dias de hoje, investir em uma ferramenta de gestão financeira com aplicativo é uma vantagem e tanto.

3. Fique de olho controle financeiro

Outro fator em que a tecnologia pode te auxiliar é a ter sempre o acesso aos dados das finanças de seu negócio. Além de automatizarem o processo de anotar e calcular, as plataformas inteligentes disponibilizam dados e relatórios de forma detalhada a partir de alguns toques na tela. Com acesso a esses resultados de sua empresa sempre que for necessário, é mais fácil saber em que área é preciso investir ou economizar.

4. Fazer planejamento

Fazer um planejamento estratégico para a sua empresa também é essencial. É preciso estabelecer valores e metas para se atingir. De tempos e tempos, é interessante revisitá-lo e adaptá-lo de acordo com a situação financeira e crescimento da empresa. Este é outro motivo pelo qual é muito importante sempre ter acesso a dados como fluxo de caixa, relatórios e planejamentos orçamentários do mês.

5. Cuidado com gastos desnecessários

Uma dica de ouro! Principalmente no início do negócio, qualquer gasto extra pode significar um rombo no orçamento de sua empresa. Tenha sempre à mão a situação financeira atualizada de sua empresa para saber no que precisa mesmo gastar e quanto de dinheiro tem disponível para não ficar no vermelho sem necessidade.

Facilitando a gestão

Quando se abre uma empresa, são tantas preocupações que muitas vezes a gestão financeira completa e inteligente acaba ficando em segundo plano, sem a atenção demandada para todos os passos.

A solução para simplificar todos os passos, tornando os processos automatizados e, consequentemente, mais rápidos é usar ferramentas de gestão financeira. Na hora de escolher a ferramenta perfeita para o seu negócio, é importante pensar em fatores como integração, praticidade, mobilidade e segurança.

Um exemplo de ferramenta com tais características é o MyFinance, plataforma de gestão financeira da Nexaas. Além de otimizar o tempo e reduzir custo nos processos, o software é de fácil utilização. Com ele, é possível acompanhar o movimento bancário em tempo real e na palma da mão, acessando relatórios detalhados, pois é integrado com os principais bancos de forma segura e o MyFinance está disponível por meio de app no celular.