Contabe - Contabilidade


Declarar IR pode ser vantajoso para quem não é obrigado

Fonte: Fato Gerador
16/04/2021
Imposto de Renda

Você sabia que mesmo sem ter a obrigação, em alguns casos pode ser vantajoso fazer a declaração do Imposto de Renda? 

Se você teve algum tipo de retenção de Imposto de Renda durante o ano, como no pagamento das férias, por exemplo, é possível fazer a declaração e receber todo o imposto pago de volta. Ou seja, caso você não declare estará perdendo um dinheiro que é seu por direito.

Muitas vezes, por não se tratar de um valor expressivo, algumas pessoas acabam optando por não fazer a declaração. No entanto, é importante observar que os valores são corrigidos pela taxa de juros Selic, até a restituição. 

Além disso, é possível entregar a declaração dos últimos cinco anos, mesmo em atraso. Nesses casos em que não existe a obrigação de entregar o documento, não há multa pelo atraso. 

Para saber se você teve valores retidos você deve observar o informe de rendimentos fornecido pela empresa. Em caso de dúvidas entre em contato com um contador que poderá ajudá-lo no processo. 

Mesmo quem não tem imposto a receber, mas pretende pedir um financiamento bancário, pode precisar da declaração de IR. Geralmente o documento é exigido pelos bancos para comprovação de renda ou até mesmo para confirmar que você não possui bens. 

Outro caso em que pode ser interessante fazer a declaração mesmo não estando obrigado é se você pretende viajar para fora do país. Por meio do documento você demonstra ter condição financeira para custear a viagem e também seus vínculos com o país. Apesar do momento não permitir viagens para o exterior, fica a dica para o futuro.