Contabe - Contabilidade


Pix: BC estuda leitura facial para complementar ferramenta

Fonte: Portal Contábeis
28/05/2021
Pix

O Banco Central está estudando novas funcionalidades para o Pix, sistema de pagamento instantâneo, além do Pix saque e o Pix troco, já anunciados.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, anunciou nesta quarta-feira (26) o uso de leitura facial, o Pix por aproximação e o uso offline para pagamentos.

"É um exemplo de como conseguimos, com a tecnologia, transformar uma coisa que tem custo em uma coisa que tem benefício. Temos outras ideias: temos o Pix por aproximação que está vindo, temos o online e offline", afirmou em conversa virtual com a equipe do canal MyNews. "Coisas como leitura facial e outra também estão no radar", completou. 

O Pix offline deve funcionar com um cartão, para o qual o dinheiro seria transferido e que serviria como um cartão recarregável, segundo o BC.

"Estamos desenhando um sistema aonde você vai pegar o seu telefone, vai pegar um cartão, como se fosse desses que usa no ônibus, você aproxima o cartão do telefone e transfere o recurso do online (celular) para o offline (cartão)",exemplificou. 

Além dessas novas ferramentas que podem ser adicionadas ao Pix, Campos Neto afirmou que uma série de outras funcionalidades estão sendo analisadas pela equipe do Banco Central, no entanto ainda não estão prontas para serem anunciadas. "Temos várias funcionalidades e temos nos concentrado em lançar uma nova funcionalidade sempre que existe uma segurança completa em relação aquilo que foi atingido", afirmou.