Contabe - Contabilidade


Confira dicas para evitar desperdício de energia na empresa

Fonte: Diário do Comércio
09/07/2021
Gestão

Energia elétrica está entre os principais custos dos pequenos negócios. Segundo o Sebrae, representa mais de 15% dos gastos da operação dessas empresas. A crise energética que o país deve enfrentar nos próximos meses tende a elevar ainda mais esses custos.

Para o gerente de competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, vai ser muito difícil para as micro e pequenas empresas suportarem a elevação das tarifas, e repassar os aumentos para os clientes não é a melhor saída. “Transferir o aumento da energia para o preço do produto ou serviço pode ser fatal, uma vez que o nível do consumo ainda não se recuperou”, comenta Rissete.

Segundo o gerente, a alternativa é buscar o aumento da eficiência energética das empresas. “É possível diminuir o desperdício de energia com medidas simples. Para isso, o empreendedor precisa rever todo o processo de produção e todo o ambiente do estabelecimento. A simples troca de lâmpadas ou o aumento da iluminação natural já pode trazer resultados significativos no final do mês”, avalia.

Segundo ele, o impacto tende a ser sentido por todos os segmentos de atividade, mas os setores mais intensivos no uso de máquinas e equipamentos (como as pequenas indústrias) tendem a sofrer essa crise de forma mais significativa.

Confira algumas dicas do Sebrae para aumentar a eficiência energética da empresa:

Potencialize o uso de luz natural - Instale janelas amplas de vidro.

Verifique pontos de desperdício - Com um diagnóstico, você descobre pontos em que se podem fazer adequações, evitando gastos desnecessários.

Elabore um programa de eficiência energética - Com auxílio de um especialista, você poderá entender a melhor forma de reduzir desperdícios.

Tenha luz própria - Busque informações e implante projetos para geração própria de energia, como a captação de luz solar.

A arquitetura é aliada da economia - Fatores como posição do prédio, formato, orientação em relação ao sol, ventilação natural e elementos de sombreamento, reduzem a necessidade de sistemas artificiais e geram grande economia de energia.

Verifique se a quantidade de luz está adequada - Luz demais pode atrapalhar a atividade, além de consumir energia desnecessariamente, e luz de menos pode trazer problemas de saúde e riscos de acidentes. Consulte a Norma Técnica da ABNT para verificar as necessidades de cada ambiente.

Tenha sistemas independentes - Procure sempre dividir o sistema de iluminação em vários circuitos elétricos (interruptores). Assim, será possível desligar parte da iluminação nos locais que não estão sendo usados.

Ajuste o ar-condicionado - Para uma climatização mais uniforme do ambiente, o aparelho de ar-condicionado deve ser instalado na parte superior, a pelo menos 1,5 m de altura. A boa regulagem do termostato também ajuda a economizar energia.