Contabe - Contabilidade


Receita Federal reúne diversos serviços em novo aplicativo

Fonte: O Globo
07/10/2021
Tecnologia

A Receita Federal lançou um novo aplicativo que simplifica o acesso a serviços e informações de interesse dos contribuintes, centralizando diversas funcionalidades. Para usar, basta acessar a App Store ou o Google Play e baixar o app "Receita Federal". A autenticação é realizada por meio da conta gov.br, de forma segura e personalizada.

Além de serviços de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, o app permite a realização de agendamento de atendimento e a visualização dos endereços das unidades. Também é possível ter acesso a notícias e conteúdos do canal da Receita Federal no YouTube.

Dessa forma, o novo aplicativo reúne funcionalidades que estavam antes disponíveis nos apps IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

Nesta primeira versão, ainda é preciso manter esses aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no app Receita Federal. A expectativa, no entanto, é que, até o fim do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais aplicativos já estejam unificadas na ferramenta.