Contabe - Contabilidade


Governo do Paraná estuda adotar passaporte da vacina

Fonte: GMC Online
15/10/2021
Coronavírus

O Governo do Paraná estuda adotar o passaporte da vacina, disse em entrevista o secretário de Saúde do estado, Beto Preto, nesta sexta-feira, 15.

Segundo ele, o Governo do Estado estuda a possibilidade de exigir a carteira de vacinação em determinados estabelecimentos, mas que essa medida deveria vir do Governo Federal. 

“Nós temos trabalhado com isso e, por enquanto, a nossa equipe está estudando esse assunto, porque ao longo de um ano e meio, eu tenho insistido na conscientização. Recentemente, dei uma entrevista no Litoral dizendo que, para este verão, aqueles que não se vacinaram evitem descer para o Litoral, porque além de serem presas fáceis para a covid-19, acabam sendo vetores de transmissão da doença. E nós precisamos trabalhar cada vez mais para diminuir a circulação do vírus. A vacinação é nosso foco. [Sobre o passaporte da vacina], não há ainda uma decisão, nós estamos analisando. Esperávamos que isso fosse uma medida proposta a partir do próprio Plano Nacional de Imunização. Mas vamos aguardar mais alguns dias e analisar. Se for necessário tomar essa decisão, nós podemos tomar”, explicou.

O secretário também afirmou que as doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde não permitem o avanço muito rápido da vacinação em adolescentes. 

“Não adianta um ou dois municípios falarem: ‘Nós vamos vacinar 12 anos amanhã’. Nós não temos vacinas para isso. As vacinas vêm do Ministério da Saúde. Muitos municípios de outros estados que estão divulgando que estão chegando a 13, 12 anos, eu queria saber qual a mágica. Porque não adianta falar que vai vacinar e pular, deixar muita gente para trás e depois fazer repescagem. Nós aqui no Paraná temos feito um trabalho de muita responsabilidade e eu gostaria de ter todas essas doses hoje no estoque do Cemepar e à tarde poder descentralizá-las para todos os municípios, e infelizmente, quem tem a obrigação de comprar e distribuir é o Ministério da Saúde. Todos os municípios vão receber [doses] de maneira igualitária e ao longo do tempo nós vamos fazer a vacinação acontecer.