Contabe - Contabilidade
Foto da Notícia

Novo golpe se aproveita do pagamento da restituição do IR

Fonte: Fato Gerador
18/07/2022
Imposto de Renda

Golpistas estão se aproveitando do período de pagamento da restituição do Imposto de Renda para tentar roubar os dados das pessoas.

Você deve estar pensando que já ouviu isso antes, não é mesmo? Mas os criminosos não param de inovar e por isso é importante saber como não cair nessa cilada.

Nessa mais nova versão do golpe, você recebe um e-mail informando que tem um valor de restituição a receber e indica algum link ou campo no qual é necessário clicar para conferir os valores e ter acesso ao dinheiro.

Ao clicar no link indicado você pode ter os dados roubados e, com eles, os golpistas podem cometer fraudes em seu nome, como pegar empréstimos bancários, fazer compras e até transferir dinheiro da sua conta.

Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do IR, além da conta gov.br.

A dica aqui é simples: jamais clique em links, pois a Receita não envia nada por e-mail ou SMS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a sua empresa contábil.