Contabe - Contabilidade


5 motivos para contratar pessoas com mais de 50 anos

Fonte: Mundo RH
02/08/2022
Gestão

Um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que 75% das companhias evitam contratar pessoas mais velhas. Muitas empresas ainda acreditam que profissionais mais jovens podem sair mais barato por não terem experiências e que eles costumam estar mais atualizados com as tendências do mercado, dessa forma, as gerações mais antigas são excluídas do mercado.

A equipe de recrutamento e seleção precisa se desprender da ideia de que as pessoas mais velhas são inflexíveis e pouco atualizadas quando falamos de tecnologia, ou ainda que elas são resistentes às mudanças. Hoje vivemos esse encontro inédito de quatro gerações ocupando os mesmos espaços profissionais e isso pode ser aproveitado pelas empresas como forma de potencializar a troca de conhecimento entre essas diferentes faixas etárias.

Mas por que as empresas deveriam investir na contratação de pessoas com mais de 50 anos?

Mais diversidade

Hoje em dia a diversidade já é um tópico mandatório nas empresas, deixando de ser algo diferencial. Além disso, empresas com diversidade de idades incentivam a troca de experiências e de perspectivas entre os colaboradores.

Mais experiência

Ter um profissional que já trabalhou em diferentes cenários pode ser um diferencial estratégico para a empresa. Pessoas com mais experiência conseguem prever os movimentos do mercado e, dessa forma, antecipar problemas e encontrar a solução mais rápido.

Mais maturidade

Profissionais com muito tempo de carreira podem ter mais maturidade na hora de tomar uma decisão que pode contemplar pontos que profissionais mais jovens talvez não tenham percebido. Isso pode fazer com que o time tenha mais segurança na hora de tomar uma decisão. Eles ainda podem ser bons líderes, pois compartilham com o time os sucessos e os erros ao longo de sua carreira profissional.

Habilidades de comunicação interpessoal

Outro ponto é que esses profissionais costumam ter boas habilidades de comunicação interpessoal, pois desenvolveram ao longo da sua trajetória profissional.

Redes de contato

Por já terem tido experiência profissional ao longo da carreira é normal que eles conheçam pessoas de diferentes áreas e diferentes empresas. Para quem trabalha com prospecção de clientes, por exemplo, isto pode ser primordial. E por terem uma ampla experiência profissional eles também têm grande networking, e podem criar conexões importantes para a sua empresa.

O que considerar na hora da contratação?

Não é porque uma pessoa com mais de 50 anos traz diversos benefícios para a empresa que a contratação deve ser só de pessoas com essa faixa etária ou mais. Assim como em qualquer contratação é preciso planejamento e agir estrategicamente. Entre os pontos a serem considerados estão:

Perfil da empresa – É preciso saber quais são as principais características e os valores prezados na cultura organizacional, então juntar as informações com a dos candidatos e ver quais são os mais aderentes à vaga, revelando se há ou não um fit cultural.

Características profissionais – É preciso desenhar quais devem ser as características do profissional que ocupará o cargo. A partir dessa definição será possível identificar em qual momento e para qual cargo será interessante contratar pessoas mais velhas.

A frente do tempo

Como você pode perceber, a contratação de profissionais com mais de 50 anos traz diversos benefícios para empresa. Sem contar que a marca passa a ser vista como promotora da diversidade e inclusão, estando à frente do tempo.

Ao abrir uma vaga e fazer contratações, incentive a equipe de recursos humanos a olhar os currículos enviados por pessoas mais velhas. Com isso, muitos talentos podem ser redescobertos.

Link: https://www.mundorh.com.br/5-motivos-para-contratar-pessoas-com-mais-de-50-anos/