Contabe - Contabilidade


Cuidado para passar longe da malha fina

Fonte: Fato Gerador
01/04/2019
Imposto de Renda

Termina no dia 30 deste mês o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2019. Historicamente a maioria dos contribuintes deixa para fazer o envio nos últimos dias. No ano passado, por exemplo, há menos de uma semana do fim do prazo mais de 40% ainda não havia entregue a declaração.  

Com menos tempo para elaboração do documento a recomendação é: redobre a atenção com as informações a serem declaradas e evite cair na malha fina. Para ajudar você listamos alguns cuidados a serem tomados.

Salários, pró-labores, honorários, aposentadorias, aluguéis, comissões, trabalhos autônomos, tudo deve ser declarado, mesmo que o valor seja pequeno. Além disso, se você declarar algum dependente os rendimentos dele também devem ser informados na declaração.  

Em relação às despesas com educação, a legislação só permite dedução de cursos regulares, como escolas de ensino fundamental e médio e universidades. Cursos de idiomas ou gastos com material, por exemplo, não são despesas dedutíveis.

No caso das despesas médicas, você só pode lançar gastos com saúde feitos em benefício próprio ou de seus dependentes. Vacinas e medicamentos não são gastos dedutíveis.

Outra informação importante é que não se deve atualizar o valor de um imóvel ou de um carro. No caso de um imóvel, o custo de aquisição do imóvel somente pode ser alterado caso seja efetuada despesa com construção, ampliação ou reforma. Nesses casos os gastos devem ser comprovados por documentação, como notas fiscais.

Também é preciso lembrar que o CPF de uma pessoa não pode aparecer em mais de um formulário do IR. Por isso, se dois contribuintes dividem as despesas de avós, pais ou filhos, a família deve conversar para decidir qual deles irá incluir o dependente na declaração.