Contabe - Contabilidade


Registro de empresas será exclusivamente digital no Paraná

Fonte: Fato Gerador
04/05/2019
Tecnologia

A partir de junho, a maioria dos processos de registro na Junta Comercial do Paraná (Jucepar) serão realizados exclusivamente pela internet. Para que todo o processo aconteça por meio digital, o contador ou empresário vai precisar de um certificado digital com a mesma validade jurídica do documento em papel assinado de próprio punho.

Hoje, o contador ou empresário que não tem assinatura digital precisa se deslocar até o escritório da Junta para protocolar o documento físico, que então é digitalizado pelo órgão. Segundo dados da Jucepar, atualmente, menos de 1% dos processos recebidos pela Jucepar são realizados com certificado digital. A expectativa do órgão é que a partir de junho cerca de 90% dos processos sejam feitos pela internet.  

A implantação do registro digital na Jucepar acontecerá em três datas: 17 de junho para empresário individual, 15 de julho para empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) e 12 de agosto para sociedade limitada. A partir destas datas não serão mais aceitos documentos e atos apresentados em papel.