Contabe - Contabilidade


Quatro formas para se conectar melhor com sua equipe

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
07/08/2019
Gestão

Para liderar bem, é preciso ter uma boa conexão com sua equipe. Pelo menos é isso que a especialista em empreendedorismo e negócios Anne Sugar afirma. Ao site "Inc.", ela deu dicas de como um bom líder pode melhorar seu relacionamento com seu time.

1. Agende um tempo para a sua equipe

A maioria dos líderes quer se conectar com seus colaboradores, mas acaba deixando essa tarefa apenas para quando sobra algum tempo livre. É importante que o chefe reserve ativamente um espaço em seus horários para dedicar atenção à equipe. Nessa hora, ande pelos corredores, bata nas portas e pergunte como as pessoas estão, sugere Anne. Outra dica é deixar as portas de seu escritório abertas e marcar no calendário as datas de aniversário dos funcionários. Dessa forma, você sempre se lembrará de entrar em contato com o time.

2. Seja você mesmo

Alguns chefes acabam se escondendo por trás de uma máscara de seriedade e autoridade que pode prejudicar mais do que ajudar seu contato com a equipe. Em vez de adotar um papel engessado de líder, Sugar indica deixar suas características próprias transparecerem no cotidiano. Sorrir mais, comparecer a eventos fora do escritório e falar sobre assuntos diversos permite que os colaboradores sintam-se à vontade para compartilhar seus problemas e suas dúvidas.

3. Utilize a tecnologia

Depois de construir conexões interpessoais fortes o bastante com os colaboradores, os empreendedoress podem aproveitar ferramentas digitais para mantê-las. Anne aconselha, por exemplo, manter conversas pela web com os funcionários. Isso pode ser muito útil principalmente quando a equipe está espalhada por diferentes locais.

4. Use o aprendizado como forma de conexão

A especialista conta que uma das principais motivações dos colaboradores é o crescimento profissional. O líder pode se aproveitar disso e criar relacionamentos a partir do oferecimento de feedbacks e conversas. Dar espaço para novos debates e reservar um tempo para avaliações individuais, segundo ela, pode melhorar muito a interação do líder com sua equipe.