Contabe - Contabilidade


Carteira de Trabalho digital já substitui documento impresso

Fonte: Fato Gerador
09/11/2019
Tecnologia

Desde o dia 24 de setembro, a Carteira de Trabalho digital já é utilizada como substituta do documento em papel. Agora, todas as anotações, como contratações, férias e alterações de salário, serão feitas apenas eletronicamente. Somente os empregadores que ainda não utilizam o eSocial terão de assinar a carteira física.

O documento digital está previamente emitido para todas as pessoas que possuem CPF. Para habilitá-lo, é necessário criar uma conta de acesso pelo site www.gov.br/trabalho, no primeiro ícone à esquerda da página, no link “obter”. Após o cadastro, a carteira estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital para iPhone e Android ou no navegador pelo link https://servicos.mte.gov.br.

O Ministério da Economia informa que, para contratos de trabalho antigos, pode haver divergências entre os dados da carteira digital e o registrado no papel. Nesse caso, o governo recomenda aguardar a correção automática das informações e diz que não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento.

Apesar da mudança, é importante o trabalhador não descarte a carteira de trabalho física, pois ela pode ser útil para provar vínculos de empregos anteriores. Além disso, quem for contratado por um empregador que não usa o eSocial, ainda vai precisar da versão de papel.