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Esquema 'home office' cada vez mais presente nas empresas

Fonte: O Globo
17/12/2019
Gestão

Uma pesquisa inédita realizada pela consultoria Talenses com 1.167 profissionais de diferentes níveis hierárquicos mostrou que 42% deles já trabalham no modelo home office. Entre os benefícios apontados estão passar menos estresse no trânsito ou transporte público (82%), melhora na qualidade de vida (69%), maior concentração no trabalho (54%) e ter flexibilidade de horário (40%).

Entre as empresas, os principais atrativos listados são motivação dos profissionais e melhora do clima organizacional (74%), atração e retenção de talentos (66%) e melhora e conservação da saúde metal dos funcionários (52%).

— Quase 40% das companhias que já oferecem o benefício pretendem aumentar a frequência. Ou seja, por mais que ainda existam alguns entraves em relação ao home office, o benefício vem sendo cada vez mais compreendido e desmistificado no mercado de trabalho. Isso é um sinal muito positivo de evolução da nossa cultura corporativa, que acarreta diversas vantagens —afirma Paulo Moraes, diretor de operação da Talenses no Rio.

Jacqueline Resch, consultora e sócia da Resch RH, afirma que empresas que optam por esse sistema têm uma cultura baseada em confiança. Ou seja, não estão preocupadas em controlar os horários de seus funcionários, e sim as entregas e o cumprimento das metas acordadas previamente.

— Portanto, o comportamento dos líderes está direcionado a alinhar os objetivos, metas e padrão do nível de serviço, além de acompanhar e dar suporte para que o que foi acordado se realize —diz.

É como faz a GE Healthcare, que há três anos estimula a prática. Douglas Almeida, diretor-sênior de RH, explica que a empresa dispõe dos mecanismos comuns de controle de jornada, como ponto eletrônico e banco de horas. Porém, o mais importante é o foco na entrega de resultados.

— Gestores e funcionários têm a possibilidade de definir expectativas, metas e prazos. E, com isso, possibilitar jornadas de trabalho flexíveis — afirma.

Para engajar equipes em trabalho remoto, Karla Candal, diretora de Transição de Carreira da Consultoria LHH no Rio, lembra que é importante para o líder mostrar que está acompanhando esse profissional ou time, dando retornos.

— Afinal, todos gostam de ser reconhecidos, seja presencial ou remotamente — ressalta ela, lembrando que outra boa prática são as calls frequentes no início ou no final da semana, para criar uma rotina.

Dayane de Santi, líder de Operações e Customer Experience da GE Healthcare para América Latina, trabalha de forma remota. Ela diz que a maior vantagem é a autonomia de controlar a agenda.

—Trabalho na empresa há 10 anos, e o home office sempre foi uma opção. Comecei a fazer com mais intensidade a partir do momento em que fui adicionando novas responsabilidades e escopo, como forma de conseguir conciliar o tempo de maneira mais produtiva.