Contabe - Contabilidade


Fiscalização em Maringá recebe 3,4 mil denúncias em três dias

Fonte: Prefeitura de Maringá
23/03/2020
Legislação

A Operação Fiscalização Integrada da Prefeitura de Maringá recebeu nos três primeiros dias - entre sexta-feira e ontem - 3.445 denúncias no telefone 156. Serviço opera 24 horas. Resultaram em 450 vistorias e 164 notificações para empresas que descumpriam decreto municipal 445/2020 em prevenção co coronavírus (Covid-19). Operação segue hoje com visitas a comércios e prestação de serviços e do Procon em lojas contra venda abusiva de produtos. "As forças de segurança trabalharam integradas. Falta conscientização das pessoas do risco que elas correm. Vamos continuar fiscalizando toda cidade", anuncia secretário de Segurança de Maringá, Clodoaldo Rossi. 

Foram vistoriados desde pequenos estabelecimentos como carrinhos de lanches até empresas de grandes redes. Períodos tiveram perfis diferentes nas fiscalizações. No primeiro dia, na sexta-feira, houve volume maior e mais variedade de estabelecimentos abertos. Como prédios em construção, lojas, lanchonetes, entre outros. No sábado maior parte dos casos foi de lojas de conveniência, bares, restaurantes abertos. No domingo açougues, casas de massas e outros alimentos. Há grande número de denúncias porque é comum o mesmo estabelecimento ter muitas reclamações. "Muitos comerciantes tentaram burlar o decreto. É um crime contra a vida. Não permitimos e vamos intensificar a fiscalização", alerta secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto. 

Participam da operação as secretarias de Fazenda, Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental, entre outras. Também houve acompanhamento da Câmara de Vereadores e grande cobertura da imprensa, inclusive ao vivo. Operação ganhou reforço hoje dos Postos de Controle Sanitário em seis acessos da cidade. 

Denúncias devem ser feitas no telefone 156, que opera 24 horas. Decreto municipal e informações oficiais estão no site, Facebook e Instagram da prefeitura. Não compartilhe fake news!

BALANÇO:
- Sexta - 275 vistorias / 150 notificações
- Sábado - 120 vistorias / 6 notificações
- Domingo - 55 vistorias / 8 notificações

• Total = 450 vistorias / 164 notificações
• Denúncias (no 156) - total 3.445 reclamações