Contabe - Contabilidade


No Paraná, 88% das empresas já registram queda de faturamento

Fonte: Band News
13/04/2020
Coronavírus

A quarentena atingiu o equilíbrio financeiro de várias empresas. Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, 88% das micro e pequenas empresas do Paraná já observaram uma queda no seu faturamento. No Brasil, esse porcentual é de 89%. No Paraná, 36% dos empresários acham que suas empresas fecharão em um mês.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 23 de março, com 9.105 donos de pequenos negócios – sendo 794 (8,7%) deles com sede no Paraná. Os empresários ressaltam que, mesmo adotando uma estratégia de venda online, o faturamento anual do negócio sofreria uma queda de 74%, caso as políticas de isolamento social sejam mantidas por um período de dois meses.

O consultor do Sebrae do Paraná, Walter Xavier, acredita que a venda pela internet ajuda, mas não atende todos os tipos de atividades dos empreendedores.

Com a expressiva queda nas vendas, 54% dos empreendedores já preveem que precisarão solicitar empréstimos para manter o negócio em funcionamento sem gerar demissões. E, avaliando as perspectivas da economia brasileira, 33% dos empresários entrevistados acreditam que o país deve levar um ano ou mais para voltar ao normal.