Contabe - Contabilidade


Ulisses Maia anuncia reabertura do comércio de Maringá

Fonte: CBN Maringá
17/04/2020
Coronavírus

O prefeito Ulisses Maia anuciou que parte do comércio da cidade volta a abrir a partir da próxima segunda-feira, 20. A retomada das atividades econômicas foi divulgada durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, 17, na companhia do secretário municipal de Saúde, Jair Biatto, e do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa.

Segundo o prefeito, a primeira parte das lojas reabre na segunda e o restante na quarta-feira, 22, já que a terça-feira, 21, é feriado nacional de Tiradentes.O prefeito prometeu que os detalhes serão divulgados nas próximas horas.

Durante a fala, Maia ressaltou que a decisão tem respaldo técnico e científico. "Todo movimento de abertura é fundamentado nos números. Dependendo dos números, podemos fechar novamente", afirmou.

O prefeito também lamentou as liminares expedidas pela Justiça nos últimos dias que autorizaram a reabertura de alguns setores do comércio. Segundo ele, as decisões prejudicaram o planejamento inicial da prefeitura. “Não é justo um setor querer voltar antes. Provoca injustiças, desequilíbrio”, avaliou Maia.

O chefe do executivo também relembrou a necessidade do toque de recolher, que foi suspenso nesta semana, e reforçou a necessidade do isolamento social mesmo com a volta ao trabalho de grande parte da população.

Quando questionado, Maia explicou que ainda não foi definido quais setores voltarão a trabalhar na segunda-feira. Segundo ele, um novo edital deve ser publicado até este sábado, 18, especificando, também, as medidas sanitárias que deverão ser tomadas por cada comerciante.

Entre os detalhes adiantados pela prefeitura está a diferença no horário do comércio. De acordo com Maia, os trabalhadores não voltarão a trabalhar em horários normais. Uma das possibilidades discutidas, mas que ainda não está definida, é a de estipular a carga horária entre às 10h e às 16h.

"Todo movimento de abertura é fundamentado nos números. Dependendo dos números, podemos fechar novamente", afirmou.

O prefeito também lamentou as liminares expedidas pela Justiça nos últimos dias que autorizaram a reabertura de alguns setores do comércio. Segundo ele, as decisões prejudicaram o planejamento inicial da prefeitura.

“Não é justo um setor querer voltar antes. Provoca injustiças, desequilíbrio”, avaliou Maia.

O chefe do executivo também relembrou a necessidade do toque de recolher, que foi suspenso nesta semana, e reforçou a necessidade do isolamento social mesmo com a volta ao trabalho de grande parte da população.