Contabe - Contabilidade


Um terço dos contratos de imóveis comerciais de rua é renegociado

Fonte: O Globo
04/05/2020
Coronavírus

Nos cálculos da APSA, um terço (34%) dos contratos de aluguel de imóveis comerciais de rua está sendo renegociado; dado superior às negociações fechadas nos residenciais, da ordem de 4%. O desconto médio está em 42%, com pagamento da diferença quando acabar a pandemia, diz Fernando Schneider, diretor-geral da administradora.

Os esforços para chegar a um acordo sobre o pagamento do aluguel comercial devem ser redobrados no caso dos pequenos empresários, avalia Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), para evitar uma onda de demissões e fechamento de negócios. Ele destaca que o segmento reúne mais de 105 mil lojas e emprega 1,5 milhão de pessoas, sob risco de que até 20% dessas unidades encerrem suas operações:

— É preciso dar condições melhores para as lojas pequenas, que compõem 65% do mix dos shoppings. O micro, o pequeno e o médio empresário não têm uma companhia ou um fundo por trás deles. São mais de R$ 20 bilhões em perdas após mais de 40 dias de portas fechadas.

David Panades, sócio da Pajaris, de moda praia, frisa que a crise vai levar os lojistas a repensarem custos e modelo de operação. A grife está há dois anos no mercado e, até o início da pandemia, tinha 85% de suas vendas feitas pelo e-commerce. O restante vem das duas lojas que tem no Rio, no Hotel Pestana, em Copacabana, e em São Paulo, em uma sala num prédio comercial no bairro de Moema.

— O custo do ponto físico vai sair do planejamento de diversos comerciantes.

Abatimento no condomínio

Nos shoppings, a renegociação inclui a redução do aluguel, condomínio e fundo de propaganda e marketing. O BRMalls oferece aluguel com desconto de 50% para pagar em fevereiro de 2021 (caso se mantenha adimplente dos encargos e fundo de propaganda), condomínio com redução de 10% a 20% e fundo de propaganda postergado também para fevereiro. A Multiplan oferece desconto de 50% no aluguel, 50% de abatimento no condomínio e isenção no fundo de propaganda.

Na rede de escola de idiomas CNA, 85% das operações estão em imóveis alugados. Segundo Eduardo Murin, diretor de expansão da rede, franqueados têm obtido reduções de 35% por 60 a 90 dias.

Na rede de educação Yes!, 70% dos franqueados conseguiram em torno de 50% de desconto nos aluguéis, diz Clodoaldo Nascimento, presidente da Yes! Idiomas.