Contabe - Contabilidade


Receita já recebeu mais de 13,3 milhões de declarações do IR

Fonte: Extra
07/05/2020
Imposto de Renda

A Receita Federal recebeu as declarações de Imposto de Renda de mais de 13,3 milhões de contribuintes. O volume não representa nem a metade do total que o Fisco deverá receber este ano. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 32 milhões de pessoas entreguem declaração neste ano. No Rio de Janeiro, os contribuintes enviaram mais de 1,2 milhão de declarações.

O prazo de entrega da declaração foi estendido até 30 de junho por causa da pandemia do novo coronavírus. O vencimento da cotas também foi prorrogado. A primeira cota vence no dia 30 de junho de 2020, enquanto as demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes. Além disso, o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.

As mudanças têm o objetivo de evitar aglomerações de contribuintes no atendimento da RFB, bem como em empresas ou instituições financeiras, de modo a contribuir com o esforço governamental de diminuir a propagação do novo Coronavírus.