Contabe - Contabilidade


86% dos profissionais gostariam de continuar no home office

Fonte: G1
10/06/2020
Coronavírus

O isolamento provocado pela pandemia do coronavírus pode mudar a rotina de trabalho para muita gente - mesmo depois que ela se for. Segundo uma pesquisa feita por uma empresa de recrutamento que seleciona profissionais especializados para cargos de média e alta gerência, 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência quando as restrições de permanecer em casa forem flexibilizadas.

O estudo mostra ainda que 74% estão preocupados com a perda de seus empregos e 52% acreditam que estão trabalhando mais horas em casa do que antes. Já 49% dos profissionais de escritório que fizeram a transição para o trabalho remoto disseram ter melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal sem o deslocamento diário. Outros 64% disseram que vão repensar o “aperto de mãos” nos negócios no futuro.

A pesquisa online foi feita pela Robert Half de 4 a 21 de maio e inclui respostas de mais de 800 trabalhadores com 18 anos ou mais, empregados nos escritórios brasileiros. Veja abaixo o detalhamento do estudo:

O lado positivo da pandemia

Entre os entrevistados, 78% disseram que estão trabalhando em casa. Eles foram questionados sobre: “Qual dos seguintes sentimentos positivos você sentiu em relação ao seu trabalho nas últimas semanas?”. Respostas múltiplas foram permitidas.

- Sei que é possível realizar meu trabalho em casa: 67%
- Meu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal melhorou por não haver necessidade de deslocamento: 49%
- Estou mais confortável usando tecnologia: 25%
- Me aproximei dos colegas: 10%
- Me aproximei do meu chefe: 9%

Apesar de todos os sentimentos positivos, 52% acreditam que estão trabalhando mais horas em casa do que antes. Apenas uma minoria (15%) disse estar trabalhando menos horas no home office.

Planejamento de carreira

Os profissionais também foram questionados sobre o quanto estão preocupados com a possibilidade de perderem o emprego atual como resultado da pandemia. Os resultados mostraram que 74% deles estão preocupados com a perda de seus empregos, sendo que 28% estão muito preocupados e 46% estão um pouco preocupados.

Eles também foram questionados sobre: “Você está reavaliando suas prioridades de carreira como resultado da pandemia Covid-19?”. Respostas múltiplas foram permitidas. Veja abaixo os resultados:

- Sim, estou reavaliando meu equilíbrio entre vida pessoal e profissional e considerando possíveis novas opções de carreira: 35%
- Não, estou feliz com minha carreira atual: 26%
- Como os impactos da pandemia são contínuos, as condições econômicas podem me impedir de mudar de carreira (mesmo que eu queira): 20%
- Sim, estou ativamente procurado uma nova carreira/cargo: 19%

Os resultados indicam que a pandemia está fazendo com que muitos trabalhadores parem e reavaliem seus planos e aspirações futuras de carreira.

Retorno ao escritório

De acordo com a pesquisa, os profissionais brasileiros esperam mudanças no local de trabalho:

- 86% gostariam de trabalhar remotamente com mais frequência do que antes da pandemia
- 45% acreditam que será mais difícil construir relacionamentos fortes com colegas se as equipes não estiverem no mesmo prédio
- 53% dos profissionais se preocupam em estar muito próximos dos colegas no retorno aos escritórios

Protocolo de negócios em um mundo pós-pandemia

À medida que começa a se planejar uma flexibilização do isolamento social, haverá mudança, também, no comportamento dos colaboradores. Segundo os profissionais entrevistados:

- 77% planejam agendar menos reuniões presenciais
- 64% vão repensar o aperto de mãos nas relações de negócios
- 62% vão reconsiderar participar de eventos de negócios
- 58% passarão menos tempo em áreas comuns do escritório
- 52% vão reconsiderar viajar a negócios
- 72% acham que haverá menos atividades sociais e de engajamento dos times no formato presencial

Os funcionários foram questionados ainda sobre: “Como resultado da pandemia da Covid-19, qual das seguintes medidas você acha que a sua empresa precisa tomar?” Respostas múltiplas foram permitidas. Veja abaixo os resultados:

- Permitir que os funcionários trabalhem em casa com mais frequência: 91%
- Realizar menos reuniões e treinamentos presenciais: 72%
- Ter melhores procedimentos de limpeza: 69%
- Exigir que os funcionários usem máscaras: 60%
- Horários escalonados de trabalho para os funcionários: 60%
- Alterar o layout do escritório: 51%

"O local de trabalho físico poderá até se tornar a alternativa, enquanto o home office vira a primeira opção. Nesse cenário, os colaboradores podem acabar indo ao escritório apenas para reuniões importantes com executivos e fornecedores, por exemplo. Por enquanto, a principal preocupação para empresários e gestores é a reabertura", diz Mantovani.

"Cada empresa e cada indivíduo retornará quando considerar apropriado e seguro. Talvez o melhor presente que um gestor pode dar a seus funcionários nas próximas semanas seja deixar claro que ele não espera que eles retornem até que estejam prontos. A ideia é aumentar a motivação e promover a lealdade", completa.