Contabe - Contabilidade


30% dos contribuintes ainda não enviaram declaração do IR

Fonte: Fato Gerador
23/06/2020
Imposto de Renda

Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda (IR) devem ficar atentos ao calendário. Faltam sete dias do prazo final para a entrega da declaração. Até às 17 horas desta segunda-feira (22), a Receita Federal havia recebido 21.914.577 declarações. Esse número representa aproximadamente 70% do volume esperado de 32 milhões de documentos.

Em caso de perda do prazo, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.  Neste ano, as restituições começaram mais cedo. O primeiro dos cinco lotes já foi pago no dia 29 de maio, e o último está previsto para 30 de setembro.

Nesta terça-feira a Receita abriu a consulta ao segundo lote de restituição do IR. O crédito bancário para 3.306.644 contribuintes terá valor de R$ 5,7 bilhões, maior valor para um lote de restituição em todos os tempos.

Ainda segundo a Receita, para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.