Contabe - Contabilidade


Confira as dicas para evitar ataques hackers no home office

Fonte: Fato Gerador
24/07/2020
Tecnologia

Com a pandemia do novo coronavírus um grande número de empresas se viu obrigada a adotar o home office para continuar suas atividades. O que era uma solução temporária para o período de crise, deve se tornar uma modalidade de trabalho permanente em um grande número de empresas. 

Dentro desse novo contexto, é fundamental que algumas medidas sejam adotadas para evitar ataques cibernéticos durante o trabalho remoto. Confira algumas dicas que podem ser seguidas pelos funcionários que estão trabalhando de casa:

Altere suas senhas
Troque senhas fracas ou muito antigas por sequências de 12 dígitos mesclando números, letras e símbolos. Frases longas também podem surtir ainda mais efeito contra eventuais tentativas de invasão.

Instale um bom antivírus
AVG e BitDefender são boas alternativas gratuitas para Windows. O AVG também é uma ótima opção para quem usa Mac.

Mude a senha padrão do roteador
Assegure-se de que o roteador não está mais configurado com a senha padrão do fabricante. Esse tipo de código costuma ser amplamente conhecido e possibilita que um invasor acesse seu Wi-Fi e tenha controle do principal ponto da rede.

Atualize computador e aplicativos
Todos os equipamentos e programas devem estar atualizados para garantir os pacotes mais recentes de segurança. É importante lembrar que a Microsoft não oferece mais suporte ao Windows 7 e ao Windows XP, o que torna esses sistemas mais vulneráveis.

Evite usar pendrives e HDs externos
Pendrives, HDs externos e outros dispositivos de armazenamento são portas de entrada para infecções e devem ser evitados. A precaução deve ser a mesma adotada normalmente dentro de empresas.

Tenha cuidado extra com spam e phishing
Ligue o alerta se receber um recado do chefe ou colega pedindo algo incomum, como a sua senha de acesso ao sistema. Também fique atento ao clássico phishing com endereço de e-mail que tenta imitar o real. Na dúvida, procure confirmar a informação com a pessoa por telefone.