Contabe - Contabilidade


Pix poderá ser usado para pagar contas de luz

Fonte: O Globo
24/08/2020
Tecnologia

O Banco Central (BC) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinaram, na quinta-feira, um acordo para permitir que o Pix seja usado para pagar as contas de luz. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, espera que essa cooperação possa reduzir a tarifa de energia.

Segundo Pepitone, o uso do Pix vai reduzir o custo operacional para as distribuidoras, que atualmente precisam contratar instituições bancárias para possibilitar o pagamento das faturas pelos clientes.

— O Pix implica em redução de custo operacional e com certeza essa redução de custo operacional vai ser capturada, compartilhada com o consumidor, trazendo reflexo positivo nas tarifas.

O Pix é um sistema de pagamentos e transferência instantâneas que foi elaborado pelo Banco Central para funcionar 24 horas por dia em todos os dias da semana. O programa entra em funcionamento no dia 16 de novembro.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou o efeito do Pix na eficiência das distribuidoras elétricas e também em outros setores que adotarem o meio de pagamento.

— Vale lembrar que o instrumento de meio de pagamento instantâneo reduz o custo operacional das empresas de uma forma geral porque você tem uma diminuição de custo tanto de tempo, quanto o custo operacional.

Além de uma possível redução na tarifa, o diretor-geral da Aneel afirmou que o novo meio de pagamento vai permitir um religamento mais ágil em caso de corte de luz por falta de pagamento, já que os recursos vão cair instantaneamente na conta da distribuidora de energia.

— Nós podemos listar outros benefícios do Pix, como a regularização mais rápida do inadimplemento dos consumidor, uma vez que o pagamento da fatura em atraso cai imediatamente na conta da distribuidora, não sendo necessário esperar 24 horas ou 48 horas para o processamento bancário, evitando então a manutenção do desligamento indevido e proporcionamento uma religação mais célere.

João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central, ressaltou que o Pix será mais uma opção de pagamento da fatura, além das já existentes.

— Do ponto de vista do BC, a possibilidade pagamento da fatura de serviços básicos pelo Pix é essencial para que todos os cidadãos brasileiros conheçam esse novo meio de pagamento e possa internalizar todos os seus benefícios.

Nesse sentido, o diretor do BC também lembrou que já há um acordo com a Secretaria de Tesouro Nacional para utilização do Pix no recolhimento de taxas federais, como as Guias de Recolhimento da União (GRU).

— Estamos com conversas avançadas para assinaturas de outros acordos semelhantes com outros entes governamentais. O processo de pagamento e arrecadação do governo possui várias fricções e lacunas e temos certeza que a chegada do Pix será capaz de preencher essas lacunas e aprimorar o processo.

Em nota, o BC informou que a Aneel vai fazer a interlocução com as distribuidoras de energia e com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Pix seja disponibilizado para todas as prestadoras de serviço.

Para outros usos, o serviço aparecerá como uma opção de pagamento dentro de cada aplicativo de banco ou fintech, ao lado do boleto, TEDs e DOCs.

Na quinta-feira, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resoluções do Banco Central disse que o Pix também iria permitir o saque de dinheiro em espécie em comércios a partir do primeiro semestre de 2021.