Contabe - Contabilidade


Empresários paranaenses estão confiantes na retomada econômica

Fonte: Fecomércio-PR
22/09/2020
Geral

Os empresários paranaenses estão cada vez mais confiantes. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve crescimento pelo terceiro mês consecutivo e marca 92,6 pontos em setembro. Na comparação com agosto, a elevação foi de 14,2%, o que demonstra a recuperação gradual das expectativas favoráveis dos comerciantes do Estado na retomada das atividades econômicas.

O Paraná segue a tendência nacional de alta, que também registrou elevação de 14,4% no indicador e está em 91,6 pontos.

Entre os subíndices que compõem o ICEC, houve melhora considerável na avaliação sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que teve variação mensal positiva de 37,2%.

Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceram 8,5% em comparação com agosto. E os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) aumentaram 12,7% na variação mensal, especialmente quanto à contração de funcionários, cujas expectativas ampliaram 25,7% em relação ao mês passado.

Porte da empresa

Na segmentação por porte das empresas, a pesquisa mostra que os empresários de estabelecimentos com mais de 50 empregados (médio e grande porte) estão mais confiantes, com pontuação de 120,2 pontos e alta mensal de 20,2%. Já entre as empresas de micro e pequeno porte o ICEC é de 92,2 pontos, com elevação de 14,0% na comparação com agosto.