Contabe - Contabilidade


Bolsonaro diz que não vai aumentar impostos após pandemia

Fonte: O Globo
23/10/2020
Imposto e Tributos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que não haverá aumento de impostos após a pandemia. A declaração foi dada durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Itamaraty, no Ministério das Relações Exteriores.

— Estamos simplificando impostos. O nosso país, Paulo Guedes, o governo federal não aumentou impostos durante a pandemia e não aumentará quando ela nos deixar — comentou, citando o ministro, que também estava presente no evento.

Na sexta-feira passada, um dia depois de dizer que “talvez desista” de implementar o imposto sobre transações financeiras e pagamentos eletrônicos, o ministro recuou e voltou a defender o novo imposto, que críticos comparam à antiga CPMF. O ministro costuma dizer, no entanto, que não se trata da criação de novos impostos isoladamente, mas de uma substituição tributária para bancar a desoneração na folha de pagamento das empresas.

Na ocasião, Guedes disse que era preciso um novo imposto para reduzir os tributos sobre a folha de pagamento e rechaçou a comparação com a CPMF. Para Guedes, enquanto não houver solução melhor para desonerar a folha, é preciso insistir no novo tributo sobre transações.

— Bem, porque você acha que estamos pensando nessa merda? Você acha que liberais gostam de impostos? Ou de criar novos impostos? De forma alguma! Tem apenas uma razão para se pensar nisso. É porque tem um imposto ainda pior em operação hoje — disse, acrescentando: — Então, enquanto as pessoas não aparecerem com uma solução melhor, eu prefiro a segunda melhor que é esse imposto de merda.