Contabe - Contabilidade


Pix: Veja como cadastrar o mesmo e-mail em contas diferentes

Fonte: O Globo
02/12/2020
Tecnologia

Uma das regras para o cadastro das chaves Pix é de que não é possível repeti-las em mais de uma conta. No entanto, há uma maneira de utilizar o mesmo e-mail em diferentes contas testada pelo GLOBO e que o Banco Central (BC) não vê nenhum risco para a operação ou para segurança.

A prática consiste em um “truque” tecnológico, que já circula em sites e blogs especializados, usando uma funcionalidade do próprio e-mail. É possível adicionar uma palavra em seu endereço de e-mail sem afetar o recebimento de mensagens possibilitando o cadastro do mesmo endereço em múltiplas instituições.

Com um sinal de adição depois do endereço, os e-mails seguem sendo enviados para o endereço original e o cadastro das chaves nas instituições financeiras fica diferente. Por exemplo, o endereço original “seunome@email.com” pode ser adicionado de “seunome+nomedobanco@email.com” no registro da chaves Pix no banco sem afetar o direcionamento de e-mails.

Pix: O que é, como se cadastrar e como vai funcionar o novo sistema de pagamento

E isso pode ser feito múltiplas vezes. É possível colocar “seunome+nomedobanco2@email.com”, “seunome+nomedobanco3@email.com” e assim por diante.

Dessa maneira é possível utilizar o mesmo endereço de e-mail para cadastrar múltiplas chaves só mudando o que vem depois do sinal de adição. O GLOBO testou no Gmail e no Outlook com sucesso.

De acordo com o BC, a prática funciona e já tinha sido mapeada alguns meses atrás. A equipe técnica da autarquia responsável pela implementação do Pix não vê mal nesse tipo de cadastramento.

O Pix começou seu funcionamento pleno na segunda-feira e até a última atualização, na quarta-feira, foram 78,2 milhões de chaves cadastradas, sendo 74,8 milhões para pessoas físicas e 3,4 milhões para pessoas jurídicas. Nos três primeiros dias de operação, foram 5,5 milhões de transações somando R$ 4,4 bilhões.

Veja o passo a passo:

1 - O cliente tem um e-mail “cliente@email.com” que já está cadastrado como chave Pix em uma instituição financeira, mas quer utilizar o mesmo e-mail para outra instituição. Ela vai até o aplicativo da outra instituição e cadastra o endereço: cliente+nomedainstituicao@email.com”.

2 - Com isso, ele receberá no e-mail cliente@email.com, no qual ele tem acesso, um código de confirmação de que ele cadastrou o endereço “cliente+nomedainstituicao@email.com” na segunda instituição. O cliente digita esse código e espera a confirmação.

3 - Pronto, o cadastro está feito e agora o cliente possui o mesmo e-mail cadastrado como chave Pix em duas instituições.