Contabe - Contabilidade


Pix poderá ser usado para pagar conta de celular

Fonte: O Globo
16/12/2020
Tecnologia

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira que o Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneos, poderá ser usado para pagar faturas de celular, além da recarga de serviços pré-pagos móveis e fixos.

Essa possibilidade veio com o acordo entre o BC e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil). Segundo o BC, a implementação do novo meio de pagamento será feita gradualmente de forma independente por cada empresa.

“A parceria tem o objetivo de proporcionar o Pix como alternativa, melhorando a experiência de pagamento dos usuários e a gestão financeira dos recebimentos das empresas de telefonia móvel. Além disso, reforça o Pix como uma alternativa de pagamento entre a população brasileira”, disse a instituição em nota.

O acordo com o SindiTeleBrasil é mais um de uma série que o Banco Central vem fechando desde antes da operação plena do Pix. Anteriormente, a autarquia já tinha anunciado a possibilidade de pagamentos da conta de luz, do recolhimento do FGTS e do eSocial das domésticas.

Hoje, faz um mês desde que o Pix começou a operar plenamente no mercado. Os dados mais atualizados do BC, do dia 15 de dezembro, mostram que 116 milhões de chaves já foram cadastradas, sendo 110,9 milhões de pessoas físicas e 5,1 milhões de pessoas jurídicas.

No período, foram feitas 92,2 milhões de transações, que movimentaram um total de R$ 83,4 bilhões.