Contabe - Contabilidade


Comece separar os documentos necessários para a declaração do IR

Fonte: Fato Gerador
04/02/2021
Imposto de Renda

Ao contrário do ano passado, quando o prazo para a enviar a declaração do imposto de renda foi adiado para junho por causa da pandemia, este ano a entrega deve voltar ao seu período tradicional, ou seja, entre o início de março até o fim de abril.

Com isso, já estamos a apenas um mês do início do prazo. E este é o momento ideal para você separar todos os documentos necessários para a elaboração da sua declaração.

Ao começar o processo com antecedência fica mais fácil saber se há alguma pendência e, ainda, sobra tempo para ir atrás de algum documento que estiver faltando. 

Além disso, com mais tempo, é possível fazer uma análise mais cuidadosa da sua declaração. Isso diminui a chance da inclusão de um valor incorreto ou a omissão de dados. Ou seja, reduz a chance de cair na malha fina. 

Outra vantagem para quem declara mais cedo é que recebe a restituição antes. A fila da Receita prioriza os idosos e portadores de doenças graves, mas após esse público, obedece a ordem de entrega da declaração.

Para ajudar você no processo, relacionamos alguns documentos que você deve separar: 
- informe de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc; 
- recibos de aluguéis pagos e recebidos; 
- informações e documentos de outras rendas obtidas em 2020; 
- recibos de despesas médicas, com educação e doações; 
- extratos de consórcios, financiamentos e outras dívidas; 
- informes de rendimentos das instituições financeiras e da Previdência Social; 
- documentação de imóveis e veículos.

A nossa dica é: entregue a documentação para o seu contador ainda este mês ou logo nos primeiros dias de março. Adiante-se e fique tranquilo!