Contabe - Contabilidade


Declarar IR sem ser obrigado pode garantir grana extra

Fonte: Portal R7
19/02/2021
Imposto de Renda

A partir de março, começa o período de declaração do Imposto de Renda e, mesmo que não sendo obrigado, prestar contas à Receita Federal pode garantir uma grana extra. Isso acontece quando há retenções que podem ser restituídas.

Assim, apesar da grande parte dos contribuintes torcerem o nariz só de pensar em ter que elaborar a DIRPF (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física) 2021 (ano base 2020), a entrega poderá ser vantajosa.

"Muitas vezes os contribuintes tiveram valores tributados, com isso se torna interessante a apresentação da declaração, pois pegarão esses valores de volta como restituição, reajustados pela taxa de juros Selic", explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

Entenda

O contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis cuja soma ficou abaixo da faixa de corte da receita (R$ 28.559,70) deve levar em conta se teve Imposto de Renda retido na fonte por algum motivo, caso isso ocorra, possivelmente ele poderá ter verbas de restituição.

Um exemplo de como isto pode ocorrer é quando a pessoa recebe um valor mais alto em função de férias, outro caso pode ser o recebimento de valores relativos à rescisão trabalhista - ele pode observar isto em seu informe de rendimentos.

Outro caso é o contribuinte que trabalhou por três meses em uma empresa com retenção na fonte. Esse não atingiu o valor mínimo para declarar, entretanto, terá valores a restituir.

"Caso o contribuinte não declare, perderá um valor que é dele por direito, sendo que o governo não lhe repassará mais este dinheiro. O caso mais comum são pessoas que perderam emprego ou iniciaram em um novo no meio do período e que tiveram retenção na fonte no período", detalha Richard Domingos.