Contabe - Contabilidade


Números mostram por que é bom comprar o que é feito no Paraná

Fonte: Governo do Paraná
12/05/2021
Vendas

O Programa Feito no Paraná tem apoiado os negócios na retomada econômica paranaense. Quando foi lançado, em 2020, tinha o objetivo de estreitar os laços entre as marcas locais e os consumidores. A iniciativa mostrou resultados positivos: com índices de emprego e produção que se destacam frente a outras regiões, é possível esperar por um ano de crescimento contínuo em todo o Paraná.

Em 2020, o PIB estadual totalizou R$ 477 bilhões. Ficou apenas 1,65% abaixo do registrado em 2019, segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). Isso significa que em um ano de tantos desafios, o estado manteve a produtividade. A força não veio somente das grandes empresas: a Junta Comercial do Paraná contabilizou 215.281 novos negócios de janeiro a novembro. Sabe como isso se reflete no seu bairro, na sua cidade e na sua comunidade? Com emprego e renda para todos os cidadãos.

Mais emprego para os paranaenses

Muitos pequenos negócios surgiram da necessidade de se reinventar, e a proposta de valorizar aquilo que é feito no Paraná apresenta efeitos diretos na geração de empregos. Até novembro de 2020, 71% dos municípios tiveram saldo positivo de vagas. As oportunidades continuam aparecendo e o estado já é o terceiro em número de empregos somente nos primeiros meses de 2021 - são 21.914 pessoas que conseguiram trabalho com carteira assinada, de acordo com a Agência do Trabalhador.

A equação é simples: com mais empregos, mais dinheiro circula no estado, favorecendo a indústria, o comércio e os serviços. Afinal, o que é produzido no estado também é comercializado pelos paranaenses. O saldo de vagas desses dois setores também é positivo nos primeiros meses do ano: foram 8.479 novos postos de trabalho em serviços e 1.790 no comércio em janeiro, segundo dados do Caged.

Tudo o que você precisa é feito no Paraná

A diversidade da produção paranaense é uma das grandes conquistas do estado. Quando você consome algo que é feito aqui, fortalece a economia, incentiva o empreendedorismo e contribui para que a renda seja reinvestida aqui mesmo. Veja alguns dados que mostram a grandeza da economia paranaense.

- O segundo maior segmento da indústria paranaense é o têxtil. Em média, gera 55 mil empregos por ano em todo o estado.
- O estado é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com cerca de 4 bilhões de litros/ano.
- Líder nacional na produção de carne de frango, o Paraná responde por 33% deste segmento em todo o país.
- O crescimento do setor de delivery foi acelerado em 2020: pelo menos 40% de incremento somente no primeiro semestre, segundo a Abrasel.
- Mesmo com os impactos da pandemia, o setor varejista paranaense registrou crescimento nas vendas especialmente a partir de outubro de 2020. De acordo com o IBGE, naquele mês o saldo foi 8,3% superior ao mesmo mês de 2019.
- Os setores do comércio que mais cresceram no Paraná foram o de eletrônicos (56%), informática e telefonia (11%) e cosméticos e higiene pessoal (10%), mostram os dados das secretarias da Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.

Esses são só alguns bons motivos para continuar investindo em tudo o que é Feito no Paraná. Você pode contribuir comprando de quem produz aqui ou cadastrar o seu negócio no programa.