Contabe - Contabilidade
Foto da Notícia

Você sabe como delegar de maneira eficaz?

Fonte: Fato Gerador
01/08/2022
Gestão

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar que a melhor maneira de fazer algo é fazendo você mesmo. Esse é o pior conselho possível quando estamos falando de gestão de negócio.

Quando um empreendedor tenta centralizar as tarefas, geralmente o resultado é sobrecarga de trabalho e falta de tempo para o planejamento estratégico da empresa.

Por outro lado, ao distribuir as tarefas, você permite que seus colaboradores desenvolvam suas próprias habilidades e mostra que você realmente acredita neles. Ou seja, gera confiança na sua equipe e produtividade.

Mas como delegar de maneira eficaz? O primeiro passo é organizar todos os projetos para definir o que pode ser direcionado à equipe. 

O passo seguinte é avaliar qual o melhor colaborador para cada tarefa. Para isso, é importante refletir sobre as características de cada membro da equipe e suas preferências. Aproveite os pontos fortes de seus funcionários.

Ao delegar uma tarefa é fundamental que você passe todas as informações necessárias para a execução do trabalho. O estabelecimento de prazos, metas e objetivos de cada atividade devem ser claros. Além disso, se coloque à disposição para o esclarecimento de dúvidas.

Quando a tarefa for finalizada vale a pena dar um feedback para o colaborador. Saiba destacar os pontos positivos e mostrar as falhas, com gentileza. Os feedbacks, tanto positivos quanto negativos, são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento do funcionário.

Também abra espaço para o colaborador dar o seu feedback. Ele pode ter bons insights sobre como aprimorar o processo, dando novas ideias ou sugerindo outros métodos ou ferramentas.