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WhatsApp lança novas ferramentaspara sua versão Business

Fonte: O Globo
10/07/2020
Contábil

Com o crescimento das conversas instantâneas como meio de comunicação entre empresas e clientes durante a pandemia, o WhatsApp lança  nesta quinta-feira novas ferramentas voltadas exclusivamente para os negócios.

Uma delas é que, a partir de agora, o compartilhamento de catálogo de produtos e serviços, lançado em novembro, poderá também ser repassado por via de um link. A atualização desse recurso também permite repassar itens individuais em sites e outras redes ou no próprio WhatsApp.

Outra novidade é usar o código QR para iniciar conversas com empresas. No lugar de adicionar manualmente à lista de contatos, agora será possível escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com uma empresa no aplicativo.

O recurso está disponível no app WhatsApp Business, voltado para os pequenos negócios, e a API do WhatsApp Business, usado no atendimento ao cliente de grandes empresas.

O WhatsApp ainda acrescentará à sua galeria figurinhas animadas voltadas para o comércio, como “seu pedido está pronto”, “volto logo” e “oferta especial”, e haverá a opção modo escuro para a versão web e para computadores.

A empresa disse também que haverá melhorias para chamadas de vídeo em grupo e a chegada do Status para usuários de KaiOS.

O pagamento no WhastApp é um outro recurso que chegou em meio à pandemia, mas foi suspenso por disposições do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo a empresa, o Cade liberou a operação na semana passada e agora o serviço depende da aprovação do Banco Central.

Pequenos negócios

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, cerca de 50% dos micro e pequenos negócios digitalizaram nesta pandemia, o que foi fundamental para a sobrevivência e ajudou, com outras rede sociais, a crescer até 30% as vendas em alguns casos.

Para ele, mesmo com a volta do atendimento presencial, o digital deve continuar em expansão.

— O WhatsApp é prático mas funciona muito a partir da divulgação boca a boca. Alguém testa, fideliza e fala para os amigos.

A empresária Edilma Lima, da Eco&Play, é uma das comerciantes que passou a usar mais o aplicativo no isolamento social. Uma das ferramentas que ela mais usa é a o status (uma espécie de stories), onde ela consegue atrair a atenção do cliente e gerar vendas.

— Eu já usava o WhatsApp antes da pandemia para vendas e marcações de atendimento ao cliente. Hoje utilizo até para mandar documentações, comprovantes de pagamentos e fotos. Fazemos praticamente tudo, de compras e vendas no exterior à reuniões.

Apesar da praticidade, Edilma ressalta que é importante ter cuidado para não bombardear o cliente de informações quando se trata de uma empresa.

A empresária Juliana Mattos também sabe bem como estratégia e bom senso são essenciais para os negócios por WhatsApp. Sócia do sexshop Sex Delícia, a discrição é a alma do seu negócio.

— Já trabalhamos no on-line há algum tempo e sempre de forma personalizada. Em 2019, desativamos a loja física e on-line e passamos a investir no atendimento por WhatsApp e por visitas, como nos chás de lingerie, mas este ficou escasso por conta da pandemia. Foi então que começamos a criar eventos com datas em grupos de clientes no WhatsApp. Ali, postamos fotos, preços, promoções e explicações. É fechado para comentários e o cliente fala no privado conosco. Até agora, fizemos um por mês e vale muito a pena. Em quatro horas de trabalho, faturamos quatro vezes mais do que num chá — diz ela, que acrescenta:

— Mas vamos continuar com os eventos presenciais depois. É só mais uma ferramenta de trabalho que descobrimos.

Ela pondera que, apesar de ágil, o aplicativo ocupa muito espaço na memória do telefone. 

Outra questão no seu caso é a limitação a respeito do catálogo. Mesmo com a nova versão, devido à natureza de seus produtos, ela não pode compartilhar, pois, na política do WhatsApp as empresas não podem vender nem promover a venda/uso de produtos ou serviços para adultos.

Carros via Zap

O “zap-zap” também chegou às grandes empresas como reforço nas vendas e negociações. A Volvo viu o uso do WhatsApp crescer durante a pandemia e usa o aplicativo no pós-venda. No plano de manutenção da empresa, os clientes são acionados pelo aplicativo para agendarem o atendimento. 

Já a Fiat passou a usar com maior intensidade e frequência nos últimos quatros meses ferramentas digitais que já vinham sendo desenvolvidas. Entre eles, o buscador inteligente, onde o cliente pode procurar ofertas em diferentes concessionárias da marca.

Ao achar a loja, pode negociar diretamente com o vendedor pelo WhatsApp. De acordo com a empresa, hoje, a jornada de compra da empresa pode ser 100% digital e as vendas que eram oriundas do ambiente virtual em torno de 15% antes da pandemia, hoje, correspondem a 60%.

Outras ferramentas do WhatsApp Business que já existem:

Perfil: Deixar uma apresentação da empresa, endereços de e-mail ou de loja e site

Ferramentas de mensagens: A empresa pode deixar respostas rápidas para perguntas frequentes, mensagens de saudação que apresentam os clientes ao negócio e mensagens de ausência que informam que você está ocupado

Etiquetas: Permite organizar contatos ou conversas com etiquetas para encontrá-los facilmente novamente

Filtragem da lista de conversas: Ajuda a gerenciar as conversas com filtros para classificar por mensagens não lidas, grupos ou listas de transmissão.