Contabe - Contabilidade


5 dicas para melhorar a gestão contábil do seu negócio

Fonte: Contabilidade na TV
24/02/2021
Gestão

A gestão contábil é uma ferramenta utilizada pelas empresas que desejam ter sucesso. Ao contrário do que se imagina, não se trata apenas de uma obrigação legal que envolve apuração de tributos, questões trabalhistas, fiscalização e outras exigências do governo.

O conceito está interligado com a junção de dados importantes do patrimônio e financeiro da empresa. Os contadores especializados que realizam a gestão contábil confeccionam relatórios e fazem análises nos números visando contribuir para a tomada de decisões do gestor.

A gestão contábil aponta exatamente qual é a realidade do negócio, bem como os problemas e acertos. De modo geral, o gestor consegue visualizar qual é a situação real do seu negócio e buscar soluções que vão ao encontro de suas necessidades.

Como melhorar a gestão contábil da empresa?

O gestor precisa acompanhar a gestão contábil do seu negócio de perto, é importante ter acesso a informações verdadeiras e que podem auxiliar a eleger as melhores estratégias para o crescimento da empresa.

Para conseguir isso, existem algumas dicas essenciais que podem ser muito úteis, confira!

1- Escolha uma contabilidade de confiança

Existem empresas de contabilidade que realmente se preocupam em oferecer um serviço de qualidade que não se baseia somente na parte burocrática.

Os profissionais contadores especializados em gestão contábil e tributária conseguem ser grandes parceiros das empresas na hora de buscar estratégias para melhorar o negócio.

Além de emitir relatórios, esses profissionais ajudam na interpretação dos dados e ainda, apontar os índices de crescimento do negócio e seus possíveis problemas.

2- Fique atento aos deveres da empresa

O escritório de contabilidade cuida de todas as obrigações legais, emite relatórios e fornece assessoria explicativa. No entanto, é responsabilidade da empresa fazer o acompanhamento e ficar por dentro de todas as informações repassadas.

O jeito correto de fazer isso é analisar os balanços e demonstração de resultados com afinco para que a gestão contábil realizada tenha o objetivo de realmente ajudar.

Ademais, o gestor deve solicitar ao escritório contábil negativas de órgãos como Receita Federal, Prefeitura, SEFAZ e INSS para saber se os recolhimentos estão devidamente realizados.

Empresa e escritório contábil devem se comunicar com frequência.

3- Organize e guarde os documentos

É importante que a empresa se organize e mantenha os documentos arquivados de acordo com a necessidade. A gestão contábil pede que alguns livros contábeis e fiscais fiquem arquivados por um determinado período a fim de consultas, caso seja necessário.

Alguns documentos precisam ser guardados por 5 anos, contudo, existem outros que a lei pede 10 anos.

Se informe com a contabilidade da sua empresa para entender melhor esse processo de armazenagem de documentos de acordo com a lei.

4- Não perca o prazo de vencimento dos impostos

O escritório contábil tem a obrigação de apurar os impostos, no entanto, não é sua função pagar.

A empresa deve ter o comprometimento de manter suas contas em dia para evitar multas e outras sanções.

Uma gestão contábil eficiente pede um controle no departamento financeiro da empresa para não atrasar compromissos essenciais.

5- Cultivar o bom relacionamento com a contabilidade

Empresários e contadores devem ter uma relação próxima, afinal, é diante de uma feliz parceria que os bons negócios acontecem.

Os assuntos devem ser tratados de forma clara e transparente, é importante que o empresário fale de seus planos para o contador, dessa forma, ele poderá ajudar com uma profunda análise dos relatórios e trazer alguma sugestão que possa favorecer o negócio.

A comunicação e bom relacionamento são fatores essenciais na gestão contábil para o desenvolvimento de novos projetos.