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7 dicas para alavancar as vendas de fim de ano

Fonte: Administradores.com
07/12/2021
Vendas

O mundo cada vez mais conectado, têm tornado os consumidores ainda mais exigentes. Ao mesmo tempo em que as informações chegam com celeridade para todos, nós, empreendedores, precisamos agir na mesma velocidade para se destacar da concorrência que, como sabemos, hoje está em peso, principalmente no universo online. Atentos não só ao fato de que é essencial se diferenciar e agregar valor ao seu produto e/ou serviço, outro fator importante para se ponderar são as expectativas em vendas que, como em todo fim de ano, aumentam e como os dados registram, são positivas. Pensando nisso, listei sete dicas para potencializar seus resultados em vendas neste fim de ano.

1ª dica: conheça seu cliente, melhor que a si mesmo!

Como já adiantei, hoje muito mais do que antes, você precisa conhecer muito bem o seu consumidor. E não há desculpas! Também com o advento da internet, as possibilidades de conhecer e entender o comportamento do seu cliente são inúmeras. A realidade é que hoje temos disponível muito mais que feedbacks formais e presenciais - que, às vezes até, não eram nem verdadeiros -, mas hoje temos a possibilidade de ter acesso a dados e informações plausíveis sobre o consumidor, por meio de ferramentas e plataformas, a exemplo do Google Analytics, Facebook Ads, no próprio LinkedIn e muitos outros. Por isso, movimente-se! Essa mesma possibilidade também está disponível ao seu concorrente.

2ª dica: Atenda seu cliente, como gostaria de ser atendido!

É o que já dizia aquele velho ditado: Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você! Muito além disso, prepare-se para atender seu cliente melhor do que atendia antes. Para termos uma ideia, dados de uma pesquisa divulgada no portal Mercado & Consumo, um bom atendimento ao cliente é considerado fundamental para mais de 90% dos entrevistados abordados. Se antes já vivíamos esta realidade, saiba que agora, isso só aumentou. Isto porque, no período da pandemia, o cliente teve suas necessidades de compra diminuídas. O cliente, sabe que pode viver com menos. Portanto, o que fará a diferença entre ele adquirir seu produto ou não, será o atendimento. Seja na loja física ou no e-commerce.

3ª dica: Invista em promoções, isto não mudou!

A sazonalidade que vivemos no mundo dos negócios não é diferente para o consumidor. Neste período de fim de ano, ele está atento e à espreita pela oportunidade perfeita. Por isso, este é o momento perfeito para caprichar nas ofertas. Mas seja transparente e honesto com seu cliente! Ele perceberá se só estiver fantasiando promoções.

4ª dica: Esteja preparado para fazer uma boa entrega

O momento da entrega de um produto e/ou serviço é o calcanhar de Aquiles para muitos empresários. Mas entenda: o momento da entrega, seja ele físico ou online, é um dos momentos mais importantes para fidelização de um cliente à marca. É o encerramento de um ciclo. Por este motivo é importante não só ser pontual com o prazo - se este for o seu caso, mas também, o momento em que você pode e deve surpreender o seu cliente. Essa pode ser uma oportunidade de fazer com que o seu cliente fique com a sua marca na lembrança.

5ª dica: Use e abuse da comunicação!

A Comunicação continua sendo tudo! Não pense que você pode dispensar as redes sociais, ou fazer menos o uso dela. Ela é apenas uma das molas propulsoras dentro da comunicação. Por isso, lembre-se de fazer uma comunicação integrada com mídias pagas e orgânicas. Coesão e coerência com seu produto, negócio, propósito, missão e valores também são essenciais! Comunicar por comunicar, será ineficaz. Por tanto, faça integrado e alinhado, além de algo grandioso em criatividade para surpreender seus consumidores. E não se esqueça: somos todos seres humanos, para nos conectarmos com nosso cliente de forma profunda e verdadeira, é só lembrar das mesmas dores, anseios e sonhos que temos. Isso gera uma conexão emocional com ele.

6ª dica: Seu colaborador é o guardião da sua marca

De nada adianta você sozinho empreender com força, foco e amor se o seu colaborador não for a pessoa que irá zelar pela sua marca quando você não estiver por lá. Por tanto, humanize sua relação com ele e veja ele como a ponte que te conecta ao seu cliente. O seu consumidor final com toda certeza perceberá.

7ª dica: Seu escritório; loja ou e-commerce é a sua segunda casa

No processo de humanização é necessário enxergar o seu negócio, como sua segunda casa, pois ela é. E, para o consumidor, ali é o local onde ele irá realizar um sonho, resolver um problema, ter seus desejos e anseios atendidos. É por isso que seu negócio precisa ser um ambiente acolhedor, aconchegante. Invista nisso e perceba a aproximação ainda mais forte dos clientes.

Essas simples dicas podem contribuir para aumento de performance do seu negócio não só neste fim de ano, mas sempre! Estar atento às constantes transformações do mercado, cuidar e fazer o essencial, além de inovar, serão sempre a nossa receita de bolo no mundo dos negócios. O segredo é ter constância e aproveitar ao máximo as oportunidades.