Investir em um ambiente de trabalho positivo sempre foi importante em qualquer organização. Com a pandemia de coronavírus, a saúde mental se tornou prioridade, e o bem-estar já é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço, administrar a saúde financeira da empresa ou pensar no plano de crescimento. Por isso, promover a saúde física, mental e emocional do colaborador traz vários benefícios, como a diminuição no número de faltas, aumento da retenção dos talentos e entusiasmo. Confira cinco dicas para melhorar o bem-estar dos seus funcionários e deixar a sua equipe mais satisfeita.
Clima organizacional
Passamos boa parte das nossas vidas no trabalho. Por isso, a cultura que nos cerca faz toda a diferença e é muito importante para a nossa qualidade de vida. Uma organização que consegue promover o bem-estar dos funcionários é, acima de tudo, aquela que se preocupa em criar um ambiente de trabalho saudável, seja no home office ou no escritório. Para isso, é importante que os valores da empresa reflitam estrategicamente no bem-estar do colaborador, com apoio e incentivo para lidar com os desafios do trabalho no dia a dia..
Horários flexíveis
Nos últimos anos, as rotinas de trabalho mais flexíveis, em que os profissionais são incentivados a fazer seus próprios horários, vêm ganhando cada vez mais popularidade. Com a pandemia de coronavírus, surgiram novos modelos de trabalho adaptados ao contexto de crise e às necessidades pessoais que devem permanecer depois da Covid-19. Procure desenvolver essa política na sua organização, permitindo que os colaboradores façam adaptações em suas rotinas. Além do home office, o trabalho híbrido também já é realidade em muitas empresas, e o bem-estar é muito impactado por essa mudança.
Plano de carreira
Um bom plano de desenvolvimento de carreira é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional e também traz uma série de benefícios para a organização, como melhora na produtividade, ganhos financeiros e redução de riscos e rotatividade na equipe. Sendo assim, é imprescindível ter um plano de carreira sempre atualizado e atraente. Por conta das constantes mudanças no mercado de trabalho, alinhar os desejos dos funcionários aos objetivos da organização exige que os gestores de de RH ofereçam um plano que favoreça positivamente a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Saúde mental
A insatisfação com o trabalho gera consequências negativas na saúde mental dos profissionais, levando à falta de produtividade e à demissão. O aumento nas taxas de rotatividade de funcionários não é o único problema para a empresa, também prejudica a reputação da organização e torna mais difícil trazer novos talentos à equipe. Dessa forma, os gestores precisam ser treinados para detectar os principais sintomas de burnout e depressão e agir para evitar que esses problemas se tornem epidêmicos nas equipes.
Benefícios
O plano de benefícios é um dos diferenciais competitivos que ajudam a reter um funcionário na organização. Sendo assim, quando uma empresa investe em benefícios para os seus profissionais, ela assegura o engajamento dos talentos, evita a saída para outras empresas, aumenta a produtividade e proporciona resultados positivos para todos. É importante pensar em ações para tornar o ambiente de trabalho, remoto ou não, mais agradável, priorizando sempre o bem-estar dos funcionários. Além do tradicional banco de horas e planos de saúde, oferecer planos de academia e até cursos de desenvolvimento de carreira é uma ótima maneira de incentivar a satisfação dos colaboradores com benefícios diferenciados.