O setor financeiro da empresa é um dos que demandam mais atenção do administrador, pois é por meio dele que serão gerenciados os recursos necessários para o funcionamento do negócio. Nesse contexto, o capital de giro é um dos aspectos que exige maior cuidado, uma vez que permite a continuidade das atividades diárias.
Se você está começando a empreender, precisa saber o conceito desse recurso, como calculá-lo e quando é preciso solicitar empréstimos para capital de giro. Mas não precisa se preocupar, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) trouxe essas informações para você. Confira!
O que é e para que serve o capital de giro
Capital de giro é o recurso utilizado pela empresa para financiar despesas de curto prazo. Ele ajuda a cobrir eventuais déficits de caixa, manutenção de estoques, pagamento de impostos e salários e pagamento a fornecedores.
Fatores como problemas de gerenciamento, aspectos econômicos do mercado e ramo de atividade explorado podem fazer com que a empresa sinta a necessidade de recorrer a empréstimos voltados diretamente para o capital de giro. Porém, como se trata de um recurso para utilização a curto prazo, em muitos contextos isso pode ser um indicativo de que o negócio não consegue pagar as suas contas.
Ele costuma ter taxas mais caras do que outros tipos de empréstimos. Portanto, é preciso se preocupar em ter um bom gerenciamento para não precisar solicitar dinheiro emprestado — ou pedir o mínimo necessário — de recursos para capital de giro.
Como calcular a necessidade de capital de giro
O cálculo da Necessidade de Capital de Giro (NCG) é muito simples. Basta subtrairmos o Passivo Circulante, que é a soma das despesas e contas a pagar dentro do atual exercício contábil (PC), do Ativo Circulante (AC), que são os recursos disponíveis em caixa, em aplicações financeiras e bancos e a receber dos clientes em curto prazo, ou seja, também dentro do presente exercício, conforme a fórmula abaixo:
NCG = AC – PC
Além das linhas de crédito específicas para captar recursos para capital de giro, ele pode ser conseguido de outras formas, como descontos de duplicatas ou liquidação de estoques.