Falar que a carga tributária brasileira é pesada é chover no molhado. Isso todo empresário sabe melhor do que ninguém, não é mesmo?
Por outro lado, o que muitos gestores não sabem, ou não dão a devida importância, é como um planejamento tributário bem feito pode reduzir os impostos a serem pagos pela empresa.
De maneira bem simplificada, o planejamento tributário é um estudo que permite a elaboração de estratégias legais para conseguir a redução da carga tributária.
Ele pode envolver diversas estratégias, incluindo a escolha do tipo certo de regime tributário, fazer ajustes no lucro tributável e utilizar créditos e deduções fiscais.
É exatamente isto que as empresas precisam em um ano que promete mudanças. Com a chegada do novo governo também há a expectativa de um entendimento diferente sobre a forma como os tributos devem ser tratados.
Com isso, há uma possibilidade real de uma série de mudanças no código tributário que podem afetar a maneira como as empresas operam e estruturam suas finanças.
Por isso, é fundamental contar com um bom planejamento tributário.
E se você está pensando que isso é coisa apenas para grandes ou médias empresas, saiba que está muito enganado. Por meio do planejamento tributário, as micro e pequenas empresas conseguem administrar melhor o seu caixa, além de reduzir os valores dos tributos a serem pagos.
Mas obter um bom planejamento tributário é fundamental procurar o auxílio de um especialista na área.
O consultor tributário, seja ele o seu próprio contador ou advogado, certamente vai conduzir o processo por uma metodologia que dará parâmetros para as melhores decisões.
E lembre-se: um planejamento tributário adequado fará sua empresa começar o novo ano nos trilhos.