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Como as empresas podem ser assertivas na comunicação?

Fonte: Portal Dedução
28/03/2023
Gestão

Reuniões intermináveis, falta de clareza nas informações estratégicas, inexistência de comunicação entre os setores e, até mesmo, a famosa “rádio-corredor”. A maioria das empresas enfrenta diariamente problemas de comunicação que poderiam, facilmente, serem resolvidos com a ajuda de um profissional: o fonoaudiólogo empresarial.

Quem se especializou nessa área e auxilia líderes a esclarecer os processos é a fonoaudióloga e consultora na área de comunicação humana, Débora Brum. “Entre as maiores barreiras para o crescimento das empresas e dos profissionais estão as deficiências de habilidades comportamentais, as chamadas ‘soft skills’, e a dificuldade na comunicação humana é uma delas”, alerta a especialista que também é autora do livro Comunicação Assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar, publicado pela Literare Books International.

A ineficiência da comunicação interpessoal na empresa é o grande obstáculo para a circulação de ideias e informações, bem como dificulta o desenvolvimento das equipes e das organizações. Estas falhas podem gerar impactos negativos como o não fechamento de um negócio importante, equipes desmotivadas ou falta de foco, problemas de relacionamento interpessoal, informações distorcidas, atrasos, retrabalhos e o pior cenário: clientes insatisfeitos.

É possível virar essa página e aqui a especialista mostra o caminho a ser seguido em três passos para que as mensagens não fiquem distorcidas:

Pensar: a comunicação começa muito antes de você falar

O primeiro passo inicia-se dentro da mente e, portanto, é importante refletir em qual será seu objetivo na próxima conversa ou reunião. Seja resolver um conflito, esclarecer uma dúvida, vender, informar, convencer, orientar, motivar, persuadir, compreender, engajar, existe uma estratégia que precisa ser elaborada. Qual seria a forma mais respeitosa de dizer o que tem que ser dito? Analise todas as respostas e evite prejulgar, pois os prejulgamentos costumam distorcer a realidade e prejudicar a comunicação. Pensar antes de falar trará mais clareza e aumentará o autocontrole.

Planejar: faça um checklist para ajudá-lo no planejamento

Nesta etapa, organize as ideias, busque dados e fatos, pesquise, atualize-se, selecione os melhores argumentos e prepare-se para receber e ouvir possíveis objeções do interlocutor. Coloque-se no lugar dele para entender como pensa, como se sente, quais são seus valores, crenças e expectativas. Escreva tudo isso. Somente depois monte um checklist com informações básicas como: o que vai falar; para quem; porquê; por quanto tempo; onde e como será dito. Finalizado o checklist, coloque no papel o mapa mental com palavras-chaves ou frases curtas das suas ideias, um roteiro claro e simples, organizado numa sequência lógica, para se basear na hora de falar.

Praticar: treinar em voz alta é uma das estratégias mais poderosas

Para atingir alta performance na comunicação, além de pensar e organizar o conteúdo, é necessário treinar em voz alta várias vezes, três, quatro, cinco se for preciso, grave-se falando e assista, observe o que ficou bom e o que precisa melhorar. Cada vez que você treina em voz alta, consegue organizar melhor as ideias, estruturando-as numa sequência lógica e memorizando-as. Assim é posível evitar o famoso “branco” e lapidar cada vez mais a fala. Essa orientação serve também para quando for falar em público. A oratória não é uma questão de dom, nem de sorte, é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada e está ao alcance de todos que desejam se expressar bem.