A Receita Federal confirmou o recebimento de 23.938.755 declarações do Imposto de Renda (IR) 2023 até esta segunda-feira (15). Faltando apenas 15 dias para o fim do prazo da entrega, a autarquia ainda espera o envio de mais 15,6 milhões de declarações.
Mesmo com mais de dois meses do início do prazo de entrega deste ano, cerca de 40% dos contribuintes brasileiros devem entregar suas declarações na reta final do prazo, que acaba no dia 31 de maio. A autarquia espera receber 39,5 milhões de preenchimentos neste ano.
Quem deixar para última hora pode enfrentar inúmeros problemas, desde um servidor mais lento devido ao fluxo de acesso, dificuldade na reunião de documentação e até a recusa do profissional contábil na execução do serviço, caso o contribuinte esteja deixando para última hora na esperança do contador – que você só procura neste período – encaixar sua demanda.
Além disso, quem atrasar a entrega do IR, fica passível de multas, que podem variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
A Receita afirmou que a maior parte das declarações recebidas até agora, cerca de 69,91%, tem valores a restituir. Na sequência aparecem aqueles que têm impostos a pagar, em 16,31% dos casos, e apenas 13,79% estão com os impostos em dia e não tem nem que receber e nem pagar nada.
Avaliando o tipo de declaração escolhida, 57% optaram pelo modelo simplificado. Sobre a forma que os brasileiros mais utilizam para enviar o preenchimento, o programa do computador ainda ocupa o primeiro lugar, com 85% das entregas. Cerca de 9% entregaram pelo celular e 5% pelo sistema online.