O site para consulta da restituição do Imposto de Renda (IR) sofreu uma instabilidade e ficou fora do ar na manhã desta quarta-feira (24), no dia em que foi aberta a consulta ao primeiro lote de restituições deste ano. Os contribuintes que tentavam acessar recebiam a mensagem “Não é possível acessar esse site”.
O site voltou ao normal no início da tarde. Através do sistema é possível consultar o primeiro lote de restituição, saber se a declaração já foi processada inclusive para aqueles que não têm imposto a restituir e quem tem imposto a pagar.
O primeiro lote de restituições será pago no dia 31 de maio e soma R$ 7,5 bilhões, valor recorde pago em restituições do IR de acordo com a Receita Federal. A consulta à restituição pode ser feita no site da Receita
Para verificar a sua restituição através do portal online, siga os passos a seguir:
1 - Acesse a plataforma digital da Receita Federal, e localize a opção "Meu Imposto de Renda";
2 - Posteriormente, clique em "Consultar a Restituição";
3 - Será necessário fornecer algumas informações pessoais, como o seu CPF, a data em que você nasceu e o ano referente à declaração, neste caso, 2023. Certifique-se de completar a verificação de segurança, confirmando que você não é um robô, e então proceda com a consulta;
4 - A Receita Federal realizará o pagamento da restituição via Pix ou transferência bancária, de acordo com as informações previamente fornecidas durante o preenchimento da declaração.
Em relação ao maior lote de restituição já pago, mais de 4,1 milhões de pessoas estão incluídas, especialmente aquelas que são consideradas prioritárias, como indivíduos com mais de 80 anos, pessoas com deficiência, professores, e aqueles que utilizaram a opção de declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição através do Pix.
Vale lembrar que o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda do ano de 2023 iniciou no dia 15 de março e se encerra na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, às 23h59.