Contabe - Contabilidade


Estudo mostra que volta do horário de verão não traria benefícios

Fonte: O Globo
04/10/2022
Geral

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) conduziu um estudo sobre os possíveis impactos da volta do horário de verão neste ano e chegou a conclusão de que a medida não traria benefícios para a operação do sistema elétrico nacional.

Em nota, o ONS informou que cabe ao governo decidir pelo retorno do horário de verão, que foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.

O órgão fez essa análise a pedido do Ministério de Minas e Energia, como mostrou O GLOBO, com o objetivo de avaliar se com o aumento do consumo de energia solar, o horário de verão poderia reduzir a pressão sobre outras fontes de energia.

Se o governo decidir implementar o horário de verão, a medida aumentaria o uso de energia solar em horário de pico, o que poderia reduzir o acionamento das hidrelétricas, representando uma economia da água nos reservatórios.

Instituído pela primeira vez em 1931, o horário de verão tinha como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. A lógica é a de que com a luz solar pela maior parte do dia, o uso de lâmpadas e outros aparelhos elétricos diminuiria.