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12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração

Fonte: Portal Contábeis
24/05/2023
Imposto de Renda

De acordo com a última estimativa da Receita Federal, cerca de 12 milhões de contribuintes ainda precisam cumprir com esta obrigação, intensificando a demanda sobre os contadores. Como resultado, os escritórios de contabilidade estão numa corrida contra o tempo.

Com a aproximação do prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) , profissionais da contabilidade estão na reta final de um período frenético de trabalho. 

A Receita Federal estima receber cerca de 39,5 milhões de declarações até 31 de maio, prazo final para aqueles que tiveram rendimentos superiores a R$ 28.559,70 ou proventos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil realizarem a declaração.

A natureza complexa de algumas declarações influencia diretamente no custo do serviço prestado pelos contadores. Quando a declaração envolve poucos dados, o valor cobrado pode variar entre R$ 100 e R$ 200. Contudo, há casos mais complexos que requerem mais atenção por parte do profissional e podem ultrapassar a casa dos R$ 500.

No ano passado, mais de um milhão de contribuintes (2,7% das declarações transmitidas) caíram na malha fina. Esta situação não apenas gera transtornos para os contribuintes, mas também impacta diretamente os profissionais responsáveis pela elaboração da declaração.

Dentre as principais razões para a retenção de declarações, estão: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, inconsistências na base de cálculo, divergências no valor do imposto retido na fonte e problemas com deduções do imposto devido.

Os contribuintes retidos na malha fiscal não têm acesso à restituição até que enviem uma retificação à Receita Federal ou apresentem os documentos comprobatórios exigidos, caso as informações fornecidas sejam verdadeiras.

Diante deste cenário, os profissionais da contabilidade estão adotando diversas estratégias para evitar problemas futuros. Entre elas, limitar o número de clientes atendidos, delegar tarefas a auxiliares ou assistentes, e manter uma comunicação clara e transparente com os clientes. Além de evitar dores de cabeça, um serviço de alta qualidade pode gerar novos clientes por meio de recomendações.

Por isso, evite entrar em contato com seu contador apenas no último dia e já tente conferir se sua demanda de última hora poderá ser atendida ou não. Além do IRPF, os contadores tem a entrega final da Escrituração Contábil Digital (ECD) no mesmo dia e outras obrigações mensais.