Contabe - Contabilidade


Apenas 35,1% dos paranaenses entregaram a declaração do IR

Fonte: CBN Curitiba
28/04/2020
Imposto de Renda

A Receita Federal recebeu mais de 727 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 no Estado do Paraná até o início da tarde desta segunda-feira (27). Isso representa 35,1% do total de mais de duas milhões de declarações esperadas.

Em Curitiba foram entregues, até a meia-noite de ontem (26), quase 216 mil declarações. Isso representa 34,9% do total esperado de 617.520 declarações.

No Brasil foram entregues mais de 12 milhões de declarações. São esperadas 32 milhões.

O prazo para entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 começou no dia 2 de março e terminaria nesta semana, dia 30 de abril, mas foi prorrogado para 30 de junho, por conta da pandemia do coronavírus.

São obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimento mensal acima de R$ 1.903,99.

O contador e presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, orienta para que os contribuintes entreguem a declaração antes do prazo para evitar transtornos.

O contador explica que as datas para restituição do Imposto de Renda não foram prorrogadas. O primeiro lote já deve sair agora no mês de maio.

Alceu lembra também que a exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.

Além da mudança na data da entrega, o vencimento das cotas para pagamento do imposto também foi prorrogado.

O presidente do SESCAP-PR pede para que os contribuintes tenham cuidado no momento de fazer a declaração e orienta para que busquem sempre a ajuda de um profissional da área.