Contabe - Contabilidade
Foto da Notícia

Separe os documentos necessários para fazer a declaração do IR

Fonte: Fato Gerador
17/02/2020
Imposto de Renda

A temporada de prestação de contas à Receita Federal já está chegando. Vai do início de março até o fim de abril. Faltando um mês para o início do prazo, este é o momento ideal para você separar todos os documentos necessários para a elaboração da sua declaração.

Ao começar o processo com antecedência fica mais fácil saber se há alguma pendência e, ainda, sobra tempo para ir atrás de algum documento que estiver faltando. 

Além disso, com mais tempo, é possível fazer uma análise mais cuidadosa do documento. Isso diminui a chance da inclusão de um valor incorreto ou a omissão de dados na declaração. Ou seja, reduz a chance de você cair na malha fina. 

Outra vantagem para quem declara mais cedo é que recebe a restituição antes. A fila da Receita prioriza os idosos e portadores de doenças graves, mas após esse público receber, obedece a uma ordem de entrega da declaração.

Para ajudar você no processo, relacionamos alguns documentos que você deve separar: 
- informe de rendimentos de salários, pró labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc; 
- recibos de aluguéis pagos e recebidos; 
- informações e documentos de outras rendas obtidas em 2019; 
- recibos de despesas médicas, com educação e doações; 
- extratos de consórcios, financiamentos e outras dívidas; 
- informes de rendimentos das instituições financeiras e da Previdência Social; 
- documentação de imóveis e veículos.

Lembre que quanto mais próximo do prazo final mais sobrecarregado seu contador vai estar. Com isso, ele terá menos tempo para analisar a sua declaração. A dica é: entregue a documentação ainda este mês ou logo nos primeiros dias de março. Adiante-se!